Ordem Sagrada

"Se a Igreja não tivesse o sacramento da ordem, não teríamos entre nós Jesus Cristo" (São João Maria Vianney)

Através deste sacramento, a Igreja recebe de Cristo os escolhidos para serem os administradores da graça no meio do seu povo. A forma do sacramento atualmente assume diferentes graus hierárquicos.

O diaconato, o primeiro deles, pode assumir a forma permanente ou provisória que é aquela em preparação para o sacerdócio ministerial. O diaconato permanente é concedido a homens casados ou não que exercem na comunidade variados serviços. Dentre eles estão a realização de batizados e casamentos, celebrações da palavra, distribuição da Eucaristia, exéquias e bênçãos, além das normais atividades pastorais da Igreja. A sua preparação dura pelos menos três anos e para aqueles que são casados é necessário à aprovação formal da esposa.

O sacerdócio representa entrega total a Deus da própria vida, seja através do celibato, seja através da obediência à Igreja, seja através da pobreza expressa pela simplicidade de vida. Aquele que se decide pelo sacerdócio deverá superar as várias etapas da formação que o ajudarão a reconhecer a voz de Deus que chama. A primeira atitude a tomar é buscar um sacerdote que o ajude a discernir o chamado de Deus dos apelos do mundo e iniciar o acompanhamento espiritual em vista do engajamento vocacional que pode durar de 7 a 12 anos. Na Arquidiocese de Salvador, esta preparação para o sacerdócio se dá após a conclusão do ensino médio. Depois do ano propedêutico, a formação se prolonga na Universidade Católica e no Seminário Central São João Maria Vianney por mais 6 anos.

Postado  -  Paróquia Nossa Senhora da Esperança – Ba

Pensamentos do Cura d`Ars
O sacerdócio é o amor do Coração de Jesus ."

" Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus, é o maior tesouro que o bom Deus pode conceder a uma paróquia e um dos dons mais preciosos da misericórdia divina."

"Que aproveitaria termos uma casa cheia de ouro, senão houvesse ninguém para nos abrir a porta? O padre possui a chave dos tesouros celestes: é ele que abre a porta; é o ecónomo do bom Deus; o administrador dos seus bens" (…)

"O padre não é padre para si mesmo, é-o para vós."