Matrimônio

"Deus, que é amor e criou o homem por amor, chamou-o a amar. Criando o homem e a mulher, chamou-os, no Matrimónio, a uma íntima comunhão de vida e de amor entre eles, «de modo que já não são dois, mas uma só carne» (Mt 19,6). Abençoando-os, Deus disse-lhes: «sede fecundos e multiplicai-vos» (Gn 1,28)."
in Catecismo da Igreja Católica
 
   O matrimônio cristão realiza a união conjugal entre homem e mulher que se decidem livre e espontaneamente em receber este sacramento, que prometem um ao outro amor e fidelidade por toda a vida e se dispõem a acolher com amor os filhos que Deus lhes confiar, educando-os na lei de Cristo e da Igreja. 
   
Por isso, para a realização da cerimônia, é necessário que ao menos um dos noivos seja batizado na Igreja Católica e se exige a participação no “Curso de Noivos”, oferecido em toda a Arquidiocese de Salvador quase todos os fins de semana do ano (veja datas e locais na secretaria da paróquia). O matrimônio religioso deverá ter sempre efeito civil, exceto por concessão justificada; portanto os prazos dos cartórios deverão ser previstos no momento de preparar a documentação.
 
 
Documentos necessários para casamento no religioso com efeito civil 
 
Quando um dos noivos reside nesta Paróquia:
 
  • Fotocópias das certidões de Nascimento, RG, e CPF ;
  • Fotocópia do Comprovante de Residência;
  • Certificado do Curso de Noivos (informações sobre dia, local e horário na secretaria paroquial);
  • Declaração de nubentes (assinar na secretaria paroquial);
  • Certidões de Batismo. Caso seja Certidão Negativa haverá necessidade de testemunha;
  • Certidão de Habilitação do Casamento Civil (documento fornecido pelo cartório);
  • Fotocópias do RG, endereço, estado civil, profissão e nacionalidade de um casal de padrinhos;
  • Telefone e profissão dos noivos.
 
Quando nenhum dos noivos residem nesta Paróquia:  
 
Os documentos devem ser entregues na paróquia de origem de um dos dois, com antecedência de 60 dias da data escolhida para o matrimônio. Preparada a documentação, solicita-se a transferência para esta Paróquia. A transferência deve ser entregue no prazo de 15 dias antes da data do casamento. 
 
 
 Procedimentos para o processo civil
 
Os noivos devem procurar o cartório mais próximo da residência de um deles munidos dos documentos pessoais originais e atualizados, até 90 dias antes da data prevista para o matrimônio.
 
 
 Observações importantes:
 
Para que seja efetuado o agendamento, é necessário pagamento antecipado de R$ 100,00, chamado de “taxa de reserva”. Em caso de desistência esta taxa não será devolvida. As taxas deverão ser quitadas na Secretaria da Paróquia até 30 dias antes da cerimônia;
 
Após a cerimônia, em vista da impossibilidade de preparar a ornamentação própria para as demais celebrações da comunidade, não será permitido retirar as flores que forem postas sob o altar do santíssimo, sob a mesa do altar e sob as imagens da Igreja;
 
As músicas devem ser escolhidas de modo a corresponderem à solenidade que o local e o acontecimento exigem (maiores orientações na secretaria paroquial);
 
As homenagens aos noivos, como o lançamento de papel picado ou arroz, inadequadas para o recinto da Igreja, devem ser reservadas para as áreas externas;
 
Favor combinar com a secretária os Horários de arrumação da Igreja e do Salão, entrega e retirada de material, a fim de que este procedimento ocorra durante o Horário de expediente dos funcionários. 
 
 
 

Rua Guedes Cabral, 143 - Rio Vermelho
CEP 41950-620 - Salvador - Bahia - Brasil
Tel: 71-3335-2012 Fax: 71-3335-5794

Paróquia Sant’ana Rio Vermelho - Salvador / BA © 2012