Batismo

O sacramento do Batismo é primeiro passo na iniciação à vida cristã. Para que alguém receba este sacramento se requer preparação e disposição em seguir os ensinamentos de Cristo e as orientações da Igreja Católica quanto a sua realização.

Documentos necessários para o registro de Batismo: cópia da certidão de nascimento e comprovante de residência. Caso o batizando more em outra paróquia, é necessária a apresentação do documento de “Autorização” da paróquia de origem, onde deverão ser apresentados também os cartões de participação no “encontro de formação para pais e padrinhos”. Estes cartões de participação são necessários somente para o Batismo de crianças e possuem validade de três anos.

Crianças com menos de 7 anos

Os pais que apresentam seus filhos para batizar assumirão diante de Deus e da comunidade o compromisso da educação da criança na fé. Os padrinhos escolhidos para auxiliá-los deverão ser aptos para esta missão. Para ajudá-los a compreender esta tarefa, será então necessária a participação no “curso de preparação de pais e padrinhos”.

Condições para ser padrinho/madrinha: ter mais de 15 anos; ser batizado,  católico, convicto.

Quanto aos pais, nenhuma condição impedirá que eles apresentem seus filhos para receber o Batismo. Caso não se encontrem em condições de assumir os compromissos batismais, a cerimônia poderá ser adiada e eles deverão procurar padrinhos que os ajudem a suprir as suas dificuldades na educação religiosa dos filhos.

Quanto a crianças entre 4 e 6 anos, será esperado que tenham aprendido as orações cristãs e o conhecimento elementar a respeito de Deus. Por isso, será proveitoso realizar um encontro de preparação também para elas.

Crianças com 7 a 14 anos

A criança nesta idade já é capaz de usar a razão e está apta a conhecer melhor aquilo que o sacramento significa. Por isso, para elas será exigida a preparação à iniciação à vida cristã própria para a sua idade. Esta preparação se realiza no período de dois anos, no fim do qual ela poderá receber o Batismo e a Eucaristia. As condições para ser padrinho e madrinha são as mesmas exigidas para as crianças menores de 7 anos, acrescentando a necessidade de que os padrinhos já tenham recebido a Eucaristia.

Jovens e Adultos

Todos os que já tenham completado 15 anos deverão participar do processo de iniciação à vida cristã segundo as etapas do catecumenato. Ao concluir o percurso de duração média de 1 ano, os catecúmenos receberão na mesma celebração os 3 sacramentos da iniciação cristã: Batismo, Confirmação e Eucaristia. O padrinho ou madrinha devem cumprir as mesmas exigências expostas acima para o Batismo de crianças menores de 7 anos. Além disso, deverão já ser crismados e possuir maturidade para apoiar seu afilhado/a nos compromissos de fé assumidos diante de Deus e da Igreja. A celebração do Batismo de jovens e adultos se realizará preferencialmente na noite da Páscoa, onde receberão também a Confirmação e a Eucaristia.

Postado Parcialmente - Paróquia Nossa Senhora da Esperança - Ba