Catequese Infantil

Pastoral de Iniciação à Vida Cristã Infantil

O que é:Catequese

É o acompanhamento de crianças até 14 anos no seu processo de descoberta da fé em vista de formar discípulos e missionários de Jesus Cristo. O ponto alto deste caminho é o encontro com Jesus através dos sacramentos do Batismo e 1ªEucaristia e da vivência comunitária. Pastoral Catequética ó outro nome desta pastoral.

O que faz:

Promove a iniciação à vida cristã de crianças e adolescentes, a fim de prepará-los para receber os sacramentos da iniciação cristã: Batismo e Eucaristia. Realiza encontros de oração e formação cristã com os pais e padrinhos dos catequizandos.

Horários dos Encontros de Pré-catequese:

Grupo Marianinhos  e Marianinhos Máster –  Primeiro sábado do mês às 14h

Horários dos Encontros Catequéticos para Crianças acima de 7 anos que desejam fazer a Primeira Comunhão:

Todos os sábados às 14h terminando com celebração da Missa às 16h.

Horários dos Encontros de Pós-catequese para adolescentes que já receberam a primeira eucaristia e desejam perseverar no seguimento a Cristo em comunhão com a igreja.

Grupo São Domingo Savio: todos os sábados às 14h

Coroinhas: todos os sábados às 15h

Como participar da Pastoral:

Contatos: Ir. Jardivina (catequese)

Hildete (pré-catequese) – 9996-4680

O QUE É CATEQUESE?

O Papa João Paulo II disse: "A catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, a qual compreende especialmente um ensino da doutrina cristã, dado em geral de maneira orgânica e sistemática, com fim de os iniciar na plenitude da vida cristã" (CT). Segundo O Novo Catecismo da Igreja Católica (1992) "no centro da catequese encontramos essencialmente uma Pessoa, a de Jesus Cristo de Nazaré, Filho único do Pai... A finalidade definitiva da catequese é levar à comunhão com Jesus Cristo: só Ele pode conduzir ao amor do Pai no Espírito e fazer-nos participar da vida da Santíssima Trindade... Todo catequista deveria poder aplicar a si mesmo a misteriosa palavra de Jesus: 'Minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou' (Jo 7,16)" (NCIC, 426-427). Em sua origem, o termo "CATEQUESE" diz respeito à proclamação da Palavra. O termo se liga a um verbo que significa "Fazer" - "Ecoar" (gr. Kat-ekhéo). Assim a catequese tem por objetivo último fazer escutar e repercutir a Palavra de Deus. A Catequese de adultos prepara aqueles que querem fazer um encontro com Cristo para assumirem os compromissos a que o Evangelho nos convida. Procura fortalecer os candidatos aos sacramentos da iniciação cristã para que possam responder a Deus, que os chamou com confiança e generosidade. A catequese infanto-juvenil permite que as crianças maiores de 07 anos se preparem para receber o batismo e/ou a eucaristia, para que assim possam vivenciar a alegria de pertencerem a uma comunidade de fé e de amor. Em todos os casos, o conhecimento de Cristo está em função do encontro pessoal com ele, nosso Senhor e Mestre. Não temos aulas, mas encontros, não temos dever de casa, mas compromissos da semana, não temos professores e professoras, mas ministros e ministras da catequese, verdadeiros introdutores ou acompanhantes no caminho de descoberta da fé.