Catequese de Adultos

O que é? Catequese Adultos

É o acompanhamento de jovens maiores de 15 anos e adultos no seu processo de descoberta da fé em vista de formar discípulos e missionários de Jesus Cristo. O ponto alto deste caminho é o encontro com Jesus através dos sacramentos do Batismo, 1ª Eucaristia e Confirmação, bem como da vivência comunitária. Pastoral Catequética ó outro nome desta pastoral.

O que faz?

Promove a iniciação à vida cristã de jovens e adultos, a fim de prepará-los para receber os sacramentos da iniciação cristã: Batismo, Confirmação e Eucaristia. Realiza encontros de oração e formação cristã com os padrinhos respectivos.

Horários dos encontros catequéticos para jovens e adultos que desejam receber o Batismo, fazer a Primeira Comunhão ou Crisma:

Todos os sábados às 19h30min ou aos domingos após a Missa das 7:30h.

Como participar da Pastoral:

É necessário disponibilidade para que, através de formação específica e continuada, se possa participar da equipe de catequistas.

Contato: Jerusa Victor Jesus
e-mail: jeu_victor@hotmail.com

Casos especiais
Contato: Sr. Antonio Lobo

O QUE É CATEQUESE?

O Papa João Paulo II disse: "A catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, a qual compreende especialmente um ensino da doutrina cristã, dado em geral de maneira orgânica e sistemática, com fim de os iniciante na plenitude da vida cristã" (CT). Segundo O Novo Catecismo da Igreja Católica (1992), "no centro da catequese encontramos essencialmente uma Pessoa, a de Jesus Cristo de Nazaré, Filho único do Pai... A finalidade definitiva da catequese é levar à comunhão com Jesus Cristo: só Ele pode conduzir ao amor do Pai no Espírito e fazer-nos participar da vida da Santíssima Trindade... Todo catequista deveria poder aplicar a si mesmo a misteriosa palavra de Jesus: ´Minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou´ (Jo 7,16)" (NCIC, 426-427).

Em sua origem, o termo "CATEQUESE" diz respeito à proclamação da Palavra. O termo se liga a um verbo que significa "Fazer" - "Ecoar" (gr. Kat-ekhéo). Assim a catequese tem por objetivo último fazer escutar e repercutir a Palavra de Deus.

A Catequese de adultos prepara aqueles que querem fazer um encontro com Cristo para assumirem os compromissos a que o evangelho nos convida. Procura fortalecer os candidatos aos sacramentos da iniciação cristã para que possam responder a Deus que os chamou com confiança e generosidade.